Você já ouviu falar sobre manual de boas práticas de fabricação?
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos, ele é mais amplo que os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs).
A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e serviço de alimentação, e também específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
Compete aos Serviços de Vigilância Sanitária Estaduais e Municipais o estabelecimento de normas complementares, de forma a abranger aspectos sanitários mais específicos à sua localidade, não podendo contrariar as normas federais.
O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que deve retratar a realidade de empresa, sendo, portanto, exclusivo e intransferível.
Para elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos devem ser respeitados os requisitos estabelecidos pela Portaria SVS/MS nº326, de 30 de julho de 1997 e Resolução-RDC Anvisa nº275, de 21 de outubro de 2002 .
Mais importante que implantar, é implementar um Manual de Boas Práticas de Fabricação. Achou confuso? Em outras palavras:
Mais importante que escrever, é pôr em prática o manual a fim de garantir um alimento que não apresente risco a saúde e integridade física do consumidor.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/alimentos/empresas/boas-praticas-de-fabricacao