top of page

Nutrindo jovens inseguros

Uma conversa sobre transtornos alimentares e estado nutricional.

Imagem retratando como uma pessoa bulêmica se vê.

Atualmente, devido as imagens oferecidas pela mídia, influências sociais e culturais, se tornaram comuns a geração de jovens com problemas alimentares. Bulimia, Anorexia, Obesidade, são alguns dos transtornos alimentares que influenciam negativamente o estado nutricional do indivíduo, trazendo problemas a saúde do mesmo.

O padrão estético da população, influencia os jovens de hoje a não se aceitarem como são, tornando-os cada vez mais inseguros em relação ao seu corpo, por apresentarem baixa autoestima e outros problemas. Essas situações são mais comuns em mulheres, que ao serem mais vulneráveis a esses distúrbios, se propõem a fazer “dietas da moda”, que quase sempre falham, uma vez que dietas precisam ser feitas por um profissional e que cada indivíduo tem suas necessidades, por serem diferentes.

Para os adolescentes, a imagem corporal ideal de beleza feminina e masculina se resume na magreza e no corpo musculoso, portanto ao não ter esse corpo, se tornam insatisfeitos. Na busca desse ideal, muitos adoecem pela forma incorreta de querer resolver “problemas” que eles mesmos se auto detectam, resultando também em transtornos alimentares e afetivos, estando entre eles a anorexia e a bulimia. Tais distúrbios irão causar problemas nutricionais ao indivíduo, uma vez que a sua alimentação será prejudicada.

O estado nutricional de uma pessoa saudável, trata-se de uma ingestão equilibrada de nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano. Portanto, através de uma avaliação do estado nutricional, é possível identificar possíveis dificuldades causados pelos transtornos já citados, para que com o acompanhamento de um profissional haja um auxílio para a resolução do problema. Um Nutricionista, deverá então prescrever uma dieta que irá recuperar o estado nutricional do indivíduo e assim auxiliar com uma terapia nutricional adequada, e com a ajuda de um psicólogo melhorar a visão do paciente sobre a comida.

É muito importante a aceitação do nosso corpo, somos seres humanos, portanto somos fisicamente diferentes e se propor a correr risco de saúde para seguir um padrão que não existe, não é legal, não é mesmo?

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/estado-nutricional/9361


bottom of page