top of page

O quanto de açúcar consumimos?

Será que sabemos mesmo? Estudo mostra dados em que iogurtes apresentam mais açúcar do que o temido refrigerante.

Vasilha com açúcar

O açúcar é um carboidrato muito discutido, devido seus males causados quando consumidos em excesso, portanto é preciso ter um cuidado com a quantidade a ser ingerida. Claro que apresenta seus benefícios como ser uma ótima fonte de cálcio e principalmente energia, mas podem ser grandes causadores de diabetes e obesidade, doenças que só vêm aumentando no Brasil. Isso decorre devido a nossa cultura e à falta de informação contida nos alimentos das prateleiras.


O número de brasileiros com diabetes cresceu 61,8% em 10 anos, dados obtidos da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde.Isso indica o quanto nós fomos acostumados a consumir o açúcar exageradamente colocando até em sucos de frutas os quais já apresenta açúcar, a frutose, que é muito mais saudável. Até a própria música de Wilson Simonal, bastante conhecida “mamãe passou açúcar em mim” faz referência ao açúcar como algo que chama atenção das pessoas, que todos gostam.


Recentemente, foi realizado um estudo no Reino Unido, por pesquisadores da Universidade de Leeds, onde foi analisado mais de 900 iogurtes, e concluíram que muitos são feitos com uma grande quantidade de açúcar, ultrapassando até os teores de refrigerantes. Uma descoberta preocupante uma vez, que tal produto até então era visto como saudável, e incluído em diversas dietas, inclusive infantis.


Para serem classificados como produtos com baixo teor de açúcar, os iogurtes devem ter no máximo 5g a cada 100g. Só 9% dos produtos pesquisados pelos pesquisadores da Universidade de Leeds se encaixam nisso. Entretanto é importante ressaltar que as informações referentes a quantidade de açúcar desses produtos são dificilmente encontradas nos rótulos, uma vez que os fabricantes não são obrigados a por essa informação.


Porém, isso não é uma realidade apenas dos iogurtes, a maioria dos produtos brasileiros não informa o teor de açúcar dos mesmos. A atual norma da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, não tornou obrigatório essa informação, quadro que precisa ser revertido, pois é de extrema importância que a população saiba o que está consumindo, e há uma proposta para tal mudança posta em debate por esse mesmo órgão.


Portanto, é preciso ter uma conscientização acerca do consumo desse carboidrato, que agrada tanto nosso paladar mas pode trazer riscos a saúde, buscando sempre consumí-los de forma moderada e procurando suas informações nos rótulos dos alimentos.


Referências:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46066945


bottom of page